Introdução a Análise e Pesquisa de Mercado

  • Carga Horária: 12h
  • Modalidade: EAD(Online)
  • Valor: R$ Gratuito

Conhecer o mercado que atua seus concorrentes, as necessidades e comportamento do seu público-alvo é fundamental para que as empresas mantenham-se competitivas e inovadoras. Este curso irá capacitar profissionais para gerar e analisar informações estratégicas com maior qualidade.

CONTEÚDOS:
MÓDULO 1:
– Introdução
– Definição: O que é, para que serve, quando utilizar
– O que é mercado: importância de conhecê-lo, dimensionar, segmentar, saber olhar para identificar demandas e novas oportunidades
-Globalização: o que mudou, como olhar a informação, riscos de não ampliar a visão, importância em selecionar informações relevantes que podem influenciar os negócios
– Era do produto X Era do cliente
– A ética em pesquisa de mercado.

MÓDULO 2:
– Etapas de um projeto de pesquisa
– Identificação do problema ou situação
– Construção de hipótese ou determinação dos objetivos principais e secundários
– Tipos de Pesquisa: propaganda, negócios, vendas, mercado, produto, satisfação do cliente, corporativa, segmentação, distribuição, preço, clima organizacional, etc.
– Métodos de pesquisa a serem utilizados: exploratória, descritiva, experimental, fontes de dados – primários, secundários, pesquisas qualitativas e quantitativas
– Público-Alvo: importância, definição do perfil, pesquisa em marketing e comunicação
– Amostragem: universo, população e amostra; Censo X Amostra: seleção da amostra, tamanho da amostra, cálculo do tamanho da amostra, erros amostrais
– Tipos de amostragem: probabilística e não probabilística.

MÓDULO 3:
– Método de coleta de dados: observação, contato, pesquisa na internet, etc.
– Elaboração dos instrumentos para coleta de dados
– Escalas de mensuração e tipos de perguntas
– Pré-teste dos instrumentos de coleta de dados
– Trabalho de Campo
– Tabulação e análise dos dados
– Apresentação dos Resultados
– Cronograma
– Definição de recursos humanos, materiais e financeiros
– Análise Geral
– Recomendações Gerais
– Elaboração do Relatório.

CARGA HORÁRIA:
12 Horas